segunda-feira, 9 de março de 2009

Once I Loved - Astrud Gilberto

O título não tem relação com o texto.




Dia desses, assistindo a um programa da tv Sesc, que falava sobre ' depressão ', fiquei impressionada com o depoimento de um psiquiatra sobre um comercial norte americano, vamos à descrição:

Uma dona de casa, prepara a lancheira do seu filho, o leva para a escola, limpa a casa, muito feliz. Olha para a camêra sorrindo e diz:
" - Você acha que eu sempre fui assim? Não, mas após tomar prozac minha vida mudou completamente. Hoje sou muito mais feliz, peça ao seu médico também. "

Depois iniciou-se um debate em relação aos erros de diagnóstico e prescrição médica.

Sejamos francos, sem querer ofender a classe de clínicos gerais, alguns médicos se julgam muito especiais por poderem receitar, e saem distribuindo remédios como brigadeiro em festa de criança!
Algo de extrema irresponsabilidade, afinal, se você tem a suspeita de que seu paciente sofre de depressão, recomende que vá a um psicólogo. Ter a ciência de quê só poderá ajudar até um determinado ponto, já é de grande utilidade. Afinal, não são todas as pessoas com depressão que necessitam de medicamento.

O medicamento em si, já é um grande problema, algumas pessoas com depressão adquirem a dependência. No final, a pessoa acaba ' entupida ' de remédios e com novos problemas.

E a consagração da irresponsabilidade médica e da falta de bom senso dos fabricantes e marketeiros vai para: O comercial que induz as pessoas a tomarem remédio de forma desnecessária!
Eu me pergunto, até que ponto é válido manipular as pessoas para comprar algo? Exemplificando o pensamento, é válido induzir uma massa a comprar Prozac, só para ganhar dinheiro? Esquecendo-se por completo de que se trata de vidas?
Me causa nojo saber da ganância exarcebada da indústria farmaceutica...



Eis minha crítica à indústria, aos clínicos sem noção, ao marketeiro, enfim, a irresponsabilidade médica que vem conseguindo esconder cada vez menos seus trambiques, suas fraudes, seus erros.
E que fique registrado, não estou generalizando, mas essa parte que faz o errado, leva a maioria para o buraco.

Nenhum comentário: